Histórico

A história da Syspro começa com o trabalho desenvolvido pelos sócios, como pesquisadores de engenharia da Poli/USP. Em um projeto de telemetria residencial patrocionado pela NEC e pela Pirelli, adquiriram os primeiros conhecimentos e fundamentos acadêmicos em Telemetria. Nesta época o sócio Norberto Rozas defendia sua dissertação de Mestrado sobre esse mesmo tema (Telemetria), enquanto que o sócio  Humberto Iizuka findou sua graduação (Eng. Eletrônica).

Trabalharam, como sócios, no “Portal Gás Brasil” – quando adquiriram vasto conhecimento e experiência em Sistemas para Internet: data-centers, protocolo TCP/IP, conexões, bancos de dados, servidores, programação para WEB, enfim, todos os elementos que, mais tarde, se fundiriam com os conhecimentos de telemetria que culminaram com o projeto atual.

A aproximação com o mercado de Gás Natural e a percepção de demanda tecnológica nessa área levaram os sócios a, gradualmente, projetarem soluções de comunicação para monitoramento das redes de gás. Nascia, assim, a Syspro Quality Engenharia, uma consultoria tecnológica para distribuidoras de gás natural canalizado.

Em 2003, começou uma nova “era” na Syspro de profissionalização e crescimento do negócio, passando a empresa a ser Desenvolvedora de Soluções Integradas de Telemetria. O bom desempenho dos projetos na Comgás, aliado à percepção das necessidades do mercado, trouxeram novos clientes: CEG , Ceg Rio, Gás Natural, Gás Brasiliano, Neogás.

Em 2008, temos outro marco, que foi o inicio de desenvolvimento integrado de software e hardware. Aproveitando os conhecimentos de redes, de internet, protocolos e Telemetria, a Syspro passou a integrar as informações de monitoramento remoto (automação à distância) às redes corporativas (internet/ intranet). Foi uma novidade no mercado. O oferecimento pela mesma empresa de uma solução contemplando hardware e software em Telemetria. Nesta época, começou o desenvolvimento da solução pioneira em Telemetria, o “SCADAFlex™”.

“SCADAFlex™” é um sistema integrado capaz de monitorar, controlar e armazenar de forma segura as variáveis do processo em tempo real das atividades produtivas, sejam para os mercados de: Gás, Energia, Água e Saneamento.